- O Feneco ou Raposas-do-deserto são as menores raposas do mundo com 40cm de altura e peso máximo de 1,5kg. E precisa de uma cirurgia urgente: só a orelha mede 15cm.
- A coloração do pêlo dessa pequena raposa tem o propósito de refletir os raios de sol durante o dia, e conservar o calor durante a noite. O que é uma coisa muito boa já que moram no deserto onde de dia chega a até 57ºC e de noite a -5ºC.
- O Feneco se alimenta geralmente de roedores e insetos como grilos e gafanhotos. Porém, como o alimento no deserto é escasso, a raposinha também come o que passar na frente, desde que não seja mais forte que ela, como lagartos, aves e ovos.
O Feneco é a única espécie de raposa que pode ser considerada como animal de estimação, embora não se possa dizer que é completamente domesticável. Infelizmente a posse de um Feneco como animal doméstico só é permitida nos EUA, Canadá e Japão. Como todos animais diferentes, essas raposas precisam de um cuidado especial e não podem ser simplesmente tratadas como cães ou gatos domésticos.
- Isso não é um Lêmure-eu-me-remexo-muito, e sim um Lóris, espécie de primata com no máximo 38cm de altura e que chega a pesar 2kg.
- Na Ásia eles são caçados por causa dos seus olhos, que são usados na medicina tradicional local. Lá eles são chamados de “Malu Malu” que significa “Tímido”.
- Apesar da aparência fraca eles não são indefesos: eles podem produzir uma toxina no cotovelo que é misturada com a saliva. Uma mordida de Lóris causa um inchaço doloroso e pode resultar em morte até para humanos por choque anafilático.
Ok, se você não se importa com o fato de que pode morrer por causa de uma mordida de Lóris, você provavelmente é um bom candidato para uma visita ao psiquiatra. Mas a parte disso, esse primata é considerado um animal de estimação.
3- Tamanduaí(Cyclopes didactylus)
- Ele também é chamado de Tamanduá-anão, o que deixa claro que é a menor espécie de Tamanduá do mundo, né? Chegam a apenas 50cm de altura, e pesam no máximo 450g.
- É insetívoro e usa suas garras para apanhá-los quando estão escondidos dentro de cascas de árvore. Também não tem medo de usar as fortes garras nos predadores.
- Sua dieta se resume basicamente a formigas, e pode comer de 100 a 8000 delas por dia quando ele não está muito ocupado dormindo.
Se você tiver um quintal com muitas árvores, você pode contrabandear um desses pra sua casa. Mentira. O Tamanduaí também é chamado de de Tamanduá-seda por causa de sua pelagem macia que se assemelha ao toque da seda.
- O Kiwi é a menor ave que não voa, mais ou menos do tamanho de uma galinha doméstica com cerca de 45cm de altura e 3,3kg. Mas é a ave que põe o maior ovo em relação ao tamanho do corpo que possui. O que é uma informação meio perturbadora.
- Moram na Nova Zelândia e são os parentes mais próximos da Ema: é perceptível pelo formato do seu corpo e sua pata jurássica.
- Apesar de ser um animal irracional e ter o pretexto de não saber o que está fazendo e pegar todas as Kiwizinhas do pedaço, ele não o faz: é um pássaro monogâmico e seus relacionamentos podem durar até 20 anos.
Esse não se pode ter. Na Nova Zelândia esse pequeno pássaro é considerado sagrado e sob proteção de Tane Mahuta, o Deus da floresta. Pelo menos assim é visto pelos Maori, povo nativo da Nova Zelândia e unanimidade quando o assunto é Rugby.
- Essa versão mini de um hipopótamo mede no máximo 75cm, mas pode pesar de 180 a 275kg. Fininho o garoto.
- Ao contrário do que se automaticamente pensa, esse bonsai animal não foi feito por cientistas, ele é apenas uma espécie rara de hipopótamo e existe a tanto tempo quanto os hipopótamos comuns.
- Apesar de parecerem fisicamente com um hipopótamo comum, os Hipopótamos-pigmeus são muito mais tímidos e difíceis de serem estudados em seu habitát natural por serem notáveis animais furtivos.
Ele é pequeno, mas muito pesado, não serve muito bem como animal de estimação. Infelizmente os Hipopótamos-pigmeus sofrem também com a ação do homem e estão ameaçados de extinção pela perda do seu habitát. Calcula-se cerca de 2000 a 3000 deles nas selvas, no máximo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário