sábado, 1 de dezembro de 2012

5 insetos que você vai agradecer por não ter o seu tamanho


1- Mosca predadora

- Todos estamos familiarizados com as moscas que habitam nossa maldita cozinha, mas a Robberfly (Mosca predadora) vai fazer vocês amarem aquelas mosquinhas domésticas como se não houvesse um amanhã.
- Entre 12.000 espécies de moscas, essa é uma das poucas que se destacam. Por que? Porque elas caçam qualquer inseto disponível por aí.
- Para isso ela tem um arsenal de armas: ela voam cerca de 30% mais rápido que a maioria dos insetos e sua mordida é como uma adaga afiada atravessando sua costela (só que dos insetos, felizmente).
- Como se não fosse suficiente ser horrível e desnecessariamente forte, ela ainda injetam neurotoxinas para abater suas vítimas.
Quando agarram sua presa, as Robberflys vão injetar um suco do amor dentro dela. O suco é de amor, só que ao contrário. Ele irá paralisar sua vítima e liquefazê-la, de dentro para fora. Aí é só tomar de canudinho, tudo digerido.
Por causa da velocidade e ataque devastador, essa mosca não para apenas em insetos de pequeno porte. Não, meu amigo, ela quer mais. Nem aranhas maiores, abelhas e vespas estão a salvo, ela mata sem dó. O veneno é inofensivo para os humanos, mas a sua picada é extremamente dolorosa.

2- Escorpião d’água

- Esse é o tipo de inseto que você vai ver de longe e ter coceiras por todo corpo. Apesar do seu nome alarmante “ESCORPIÃO d’água”, ele é sim um inseto, e não está na classe dos escorpiões.
- Seu método de caça é como o do crocodilo: lento, mas efetivo.  Ele irá atacar qualquer inseto, pequeno peixes, larvas e besouros que se aproximarem. Sim, isso inclui o seu dedo desavisado.
- Suas patas dianteiras são super desenvolvidas provavelmente porque algum antepassado fez amor proibido com um halterofilista e nasceu essa espécie macabra.
- Ele é confundido muitas vezes com a Barata d’água, que é tão horrível quanto ele, mas tem uma diferença: se você mora no interior, ela pode muito bem entrar na sua casa (dica).
O rabo parecido com um chicote desse inseto parece algo terrível que pode te injetar veneno ou dar uma picada dolorosa, mas na verdade é apenas um tubinho para que ele possa respirar sem sair de dentro da água.
O Escorpião d’água raramente voa. Isso acontece quando um rio ou lago que ele habita seca e ele precisa fazer a mudança. No caminho de um rio para outro, espero que sua casa não seja um pit-stop.

3- Arachnocampa luminosa

Não, não é uma constelação.
- Esse é uma das poucas moscas que, em sua fase larval, é mais perigosa que em sua fase adulta.
- As larvas dessa espécie se alocam no teto das cavernas e soltam um fio de seda envolto com muco e veneno. Por causa da sua bioluminescência (capacidade de produzir luz), eles brilham para atrair as presas.
- Seu lar é a Nova Zelândia (vizinha da Austrália, claro) e algumas cavernas estão repletas desses queridos insetos.
- Assim que um inseto é preso (desde pequenas moscas até mariposas), o fio de seda para de brilhar e é retraído para a boca da larva, e a vida da presa acaba ali.
O fato mais engraçado é que essas larvas comem sem parar, mas uma vez que formam o casulo e evoluem para a fase adulta, elas não comem mais. Seu único objetivo é transar loucamente para fazer mais larvas horripilantes. E morrer.
Algumas cavernas que são habitadas por esse amável inseto são pontos turísticos na Nova Zelândia. Provavelmente são visitadas por australianos que querem se sentir em casa.

4- Besouro-tigre

- É o ser vivo, proporcionalmente falando, mais veloz do mundo. Ele corre a 8km/h, o que daria cerca de 490km/h se ele tivesse o tamanho de um humano.
- A velocidade é tanta que depois de dar um pique até sua presa, ele precisa parar e olhar ao redor para se localizar.
- Ele prefere pegar suas vítimas no chão, mas também é um habilidoso inseto alado que pode abater qualquer coisa do seu tamanho em pleno vôo.
- Suas mandíbulas afiadas são capazes de decepar partes do corpo de outros insetos como manteiga. Essa é a hora que você fecha os olhos e agradece por ele não ter seu tamanho. Vá em frente, pode agradecer.
Mas o besouro-tigre não é de todo mal. Por ele ser um caçador tão voraz e efetivo ele é usado para combater pestes em plantações. Sim, ele dizima tudo que aparecer por lá.
Como o inseto acima, o besouro-tigre também é perigoso na sua fase larval. Ao invés de correr atrás da sua vítima, ele espera escondido até algum pobre desavisado passar e o captura com suas enormes garras.

5- Antlion

- Quando adulto, esse inseto é apenas um tipo de libélula desmilinguida. Mas quando larva, é a coisa mais horrível que já viu na vida.
- Além do aspecto horroroso e com mandíbulas de tamanho inaceitável, elas se escondem, o que nunca é bom.
- Esse inseto cava um buraco mortal na areia e espera pacientemente atá uma formiga ou inseto pequeno pisar na sua armadilha. Aí a presa já está morta, só não sabe.
- Caso a vítima dê um chilique e consiga escapar das mandíbulas da Antlion, ela irá atirar jatos de areia até que a vitima caia denovo. Veja o vídeo e se aterrorize.
A maior piada é que um bicho bruto dilacerador de insetos com um apetite sem fim e uma mandíbula gigantesca evolui para… um inseto magrelo que voa e se alimenta de pólen.
Talvez seja a lei da vida, não sei? Então cuidado aí você que pratica bullying na escola, você provavelmente vai ser um lindo bailarino quando crescer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário